|
Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo estudo do conceituado centro
de pesquisas sueco Instituto Karolinska.
Ver este artigo em pdf, para
guardar uma cópia, clica AQUI.
Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as
pessoas a viver mais tempo, segundo estudo do conceituado centro de pesquisas
sueco Instituto Karolinska. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens
suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles
que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos
a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.
Na pesquisa, os participantes relataram sua
dieta, e nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. E as análises
mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos
chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o
acompanhamento, e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles
que não ingeriam muito cálcio.
De acordo com os autores, o grupo que ingeria
maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000
mg diários - principalmente no leite, lacticínios e cereais -, contra cerca de
1.000 mg do um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas
autoridades americanas de saúde é de mil para homens de 19 a 50 anos e de 1.200
para aqueles com mais de 50. "A ingestão de cálcio acima do recomendado
diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os
autores.
Eles destacam que o nutriente pode reduzir a
mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea,
o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são
necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que
considerem sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra
fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.
Fonte: American Journal of Epidemiology. 19 de
fevereiro de 2010.
SE ASSIM É… Então como podemos aumentar a
ingestão de cálcio?
Em primeiro lugar será importante realçar que
serão necessários mais estudos para comprovar esta teoria. Contudo, o cálcio é
importante para saúde humana, pois ajuda a prevenir a osteoporose entre outras
doenças como a osteopénia ou a osteomalácia.
Para quem considera a sua ingestão de cálcio
abaixo do recomendado, e que, pretenda aumentar a sua ingestão e não sabe como,
segue-se uma lista de alimentos ricos em cálcio.
Leite, Queijo, Iogurte, Requeijão
Couve-galega, Couve portuguesa, Nabiça, Hortelã
Figo seco, amêndoa, avelã, leguminosas secas
Nota: A absorção de cálcio pelo
organismo, é mais eficaz se este for acompanhado por fósforo, vitamina D, C, A,
ferro e magnésio.
Por outro lado, existem substâncias na
alimentação que inibem a absorção do cálcio, como os fitatos e oxalatos que se
encontram nas cascas dos cereais. As refeições ricas em gordura, também não são
favoráveis à absorção de cálcio, assim como as bebidas gaseificadas, incluindo a
água mineral.
|